Qual é a importância da Experiência do Candidato para a sua empresa?

Bruna Pedra
Feb 23, 2021

A expressão “War for Talent” (Guerra por Talentos, em tradução livre) foi criada em 1981 por Steven Hackin que na época trabalhava na McKinsey. Atualmente, o cenário atual mostra que é impossível pensar no futuro do trabalho sem associar com a competição pelas melhores mentes do mercado, tendência que Hackin adiantava nos anos 80.

Dessa forma, podemos afirmar que atualmente, um dos objetivos principais dos RHs e também das empresas é atrair e reter os melhores talentos do mercado. Afinal, empresas de sucesso são construídas por pessoas que conquistaram isto. Mas como alcançar essa meta? Como ser uma empresa que os melhores profissionais do mercado desejam trabalhar? Fique conosco e te contaremos como atingir isso!

O que é Employer Branding?

Acredito que você já ouviu falar de “Employer Branding“, certo? O tema, tão comentado dentre o ramo de RH possui seus motivos para ser considerado o “queridinho” do momento.

Conceitualmente, Employer Branding consiste em um posicionamento estratégico com o objetivo de gerar uma percepção positiva da empresa como local de trabalho. Vamos trazer alguns exemplos para ficar mais claro: Google, Apple e Starbucks são bons casos de sucesso em construir um forte Employer Branding.

Além de diversas outras vantagens competitivas, existe um aspecto da estratégia dessas empresas que nem sempre é evidenciado: as pessoas querem trabalhar nelas. E esse desejo cria uma enorme vantagem no cenário em que a guerra de talentos é lei. Os resultados são incríveis: a Google, por exemplo, recebe mais de 2,5 milhões de currículos por ano. Além disso, é possível diminuir os custos de recrutamento e seleção – segundo um estudo do LinkedIn, há uma redução média de 43% do custo por candidato contratado.

O que é Experiência do Candidato?

Existem diversas formas de criar um bom Employer Branding! Porém, existem maneiras menos óbvias e que, consequentemente, agregam mais valor ao negócio por se diferenciarem da concorrência. Uma dessas maneiras é trabalhar com Candidate Experience, ou seja, com a Experiência dos Candidatos. Mas o que seria isso, na prática?

A Experiência do Candidato aproxima-se muito da Experiência do Colaborador. Como já falamos, a Experiência do Colaborador consiste em tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo da sua interação e relacionamento trabalhando em uma empresa. Nessa mesma linha de raciocínio, a Experiência do Candidato consiste em tudo que os candidatos observam, sentem e pensam ao longo da interação no processo seletivo de determinada empresa.

Por que a experiência do candidato importa?

Apesar de ser pouco citado atualmente, diversos experts no tema afirmam que criar uma experiência positiva para os candidatos é uma grande tendência para o RH. Com objetivo de entender mais, vamos citar alguns fatos:

  • Em 2016, 60% dos candidatos afirmaram que tiveram uma experiência ruim no processo seletivo;
  • Entre esses candidatos, 72% afirmaram que compartilham sua experiência negativa na internet;
  • Outra pesquisa realizada pelo Talent Board indicou que 41% dos candidatos que relataram uma experiência do candidato negativa pretendiam cortar relações com a marca em questão (seja por compra de produtos ou relacionamento com a empresa).

Esses dados podem chocar, tendo em vista que a experiência do candidato não é um assunto tão abordado nos dias de hoje. Entretanto, existe uma enorme necessidade de abordá-lo e implementá-lo nas empresas, o mais rápido possível.

O segredo para o seu Employer Branding

Desde os anos 80, é impossível pensar no futuro do trabalho sem pensar na guerra por talentos. Nas décadas que se passaram entre a entrevista do Steven Hackin e o momento atual, criaram-se diversas formas de vencer essa guerra. Entretanto, o que vemos hoje é que existe uma espécie de ponto cego, uma oportunidade que deve ser aproveitada com urgência.

Como já mostrado, Employer Branding pode ser considerado o ingrediente não-óbvio de sucesso de gigantes como Apple, Starbucks e Google. Nós, da Pin People, acreditamos que o ponto-cego para atingir um Employer Branding espetacular é a mensuração e o acompanhamento da Experiência dos Candidatos. Invista nisso antes que seu concorrente invista.

Para saber mais sobre essa tendência, acompanhe nossas redes sociais! Em breve, um produto que revolucionará o RH.

Leia também: