Olá, o meu nome é Frederico Lacerda e esta é a EX Academy, iniciativa de educação sobre o tema de Employee Experience no contexto do futuro do trabalho.
Este é o último episódio da nossa 1° temporada. Contando com este, tivemos 20 encontros, nos quais exploramos diversos conceitos em torno do tema de Experiência do Colaborador.
Começamos conhecendo a definição de Employee Experience. O conceito foi inspirado no Customer Experience, ou Experiência do Cliente e representa tudo aquilo que o colaborador encontra, faz, vê e sente ao longo de seu relacionamento com a empresa.
Avaliamos os Benefícios do EX para as organizações, com destaque para redução do Turnover, a maior capacidade de atrair talentos e o aumento de receita. Alguns exemplos dentre inúmeras métricas que podem ser melhoradas.
Falamos sobre abordagens metodológicas que desenvolvemos dentro da Pin People, como Pilares fundamentais de EX, o envolvimento das pessoas com o trabalho, as interações entre as pessoas, o suporte organizacional e os 3Q's (Quem, Quando e o Que) que podem nos ajudar a mapear e identificar as experiências mais relevantes para as pessoas.
Ressaltamos a importância do Ciclo de Vida do Colaborador, conceito por trás da Gestão de EX. Não existe experiência sem considerar em quais momentos os colaboradores estão, já que existem expectativas e necessidades das pessoas que mudam muito entre o processo seletivo, o Onboarding, o dia a dia ou o Offboarding.
Outro aspecto importante sobre o qual conversamos e que está ligado ao Ciclo de Vida são os Momentos que Importam. Estes momentos não estão ligados necessariamente as etapas e aos processos organizacionais clássicos e sim, ao que de fato importa para as pessoas, sendo extremamente relevantes dentro de EX.
Neste contexto, exploramos juntos a Persona de Colaborador e o Mapa de Jornada, ferramentas que podem nos ajudar a entender quem são as pessoas que trabalham na nossa empresa e o que, de fato, importa para elas ao longo da Jornada. Conversamos também sobre os Papéis dos Envolvidos no EX, com destaque para os próprios colaboradores, a liderança direta e o RH, tal como sobre como construir um processo contínuo de escuta, incluindo pesquisas de Onboarding, dia a dia e de Offboarding.
Por fim, aprendemos o que é People Analytics, o processo de coleta, organização e análise de dados aplicados a gestão de pessoas, tal como quais são os diferentes níveis de maturidade de Analytics dentro das organizações e por que Dados são importantes na Gestão de Experiência dos Colaboradores.
Agora é hora de nos prepararmos para a próxima temporada da EX Academy. Que terá um novo formato, com mais interação, casos de sucesso e muito conteúdo para colocar em prática dentro da sua empresa.
Enquanto isso, que tal acessar o site da Pin People e rever todo conteúdo da nossa primeira temporada?
Nos vemos de novo em breve! Até logo!