Survey design: como fazer as perguntas certas para seus colaboradores

Essa semana, falaremos sobre um tema super relevante e, contraditoriamente, pouco explorado no mundo de RH: survey design. O nome pode remeter a alguma tecnologia sofisticada, entretanto, em termos práticos resume-se a capacidade de criar pesquisas adequadas para os colaboradores.

A pesquisa, nada mais é do que a coleta de dados de forma organizada e metódica, sobre informações de interesse de determinado grupo (em linguagem estatística: população). As pesquisas possuem a capacidade de otimizar a captura de informações, auxiliando na tomada de decisão e orientação para ações organizacionais. Assim, a importância de criar boas pesquisas é justamente a criação de valor para os profissionais de RH, tornando suas rotinas menos operacionais e mais estratégicas, a fim de conquistar protagonismo da área frente às organizações. 

Primeiros passos na construção de pesquisa

Para fazer boas pesquisas, em primeiro lugar, mostra-se necessário fazer uma reflexão sobre o objetivo de pesquisa. Nesse exercício, algumas perguntas que podem ajudar no entendimento desse objetivo são: “Quais ações sairão da pesquisa? Que decisões diferentes a empresa está pronta para fazer – ou o que permanecerá o mesmo com base nos resultados?”. 

A partir dessas respostas, podemos passar para o próximo passo: as definições da pesquisa. Quando já sabemos aonde queremos chegar, isto é, o objetivo de pesquisa, podemos escolher qual será o caminho mais adequado para percorrer até ele. Essa metáfora pode nos ajudar a pensar sobre qual será o melhor modelo de pesquisa. Nesse momento, é interessante considerar qual será a frequência da pesquisa e sua confidencialidade (podendo ser anônima, confidencial ou identificada). 

Como fazer o design do questionário?

Em seguida, podemos começar a colocar a “mão na massa”, isto é, a criação do questionário. Nesse momento, é necessário pensarmos no design do questionário e como alguns fatores devem ser levados em consideração para os respondentes possuírem a melhor experiência na hora de responder à pesquisa. Nesse momento, alguns pontos merecem uma atenção especial:

  • Revisar questionários antigos para aproveitar questões;
  • Considerar a visão final do questionário com atenção à quantidade de perguntas, tipos de avaliação, formas de envio;
  • Revisão final: certifique-se que as perguntas estarão avaliando os momentos que importam de acordo com o objetivo estabelecido.

Nesse sentido, é interessante ter em mente minimizar o response burden (carga da resposta, em tradução livre), isto é, o resultado do tempo e do esforço necessários para responder a um questionário. O objetivo é reduzi-lo ao máximo para conseguirmos obter respostas de qualidade e evitar abandono durante a pesquisa. Por exemplo, nós da Pin People utilizamos principalmente a escala Likert, pois é fácil e prático de responder. Questões abertas, por exemplo, exigem mais do respondente e se utilizadas em grande quantidade, tendem a causar o abandono da pesquisa.

Como escrever perguntas de qualidade?

Com objetivo de obter dados de qualidade, é necessário que as questões sejam escritas de maneira precisa, concisa e inequívoca. Para isto, algumas boas práticas podem ser aplicadas:

  • Use linguagem compreensível e simples;
  • Cuidado com o humor – usar uma linguagem mais descontraída e divertida pode ser legal, mas pode interferir na qualidade dos dados;
  • Considere as expectativas que você pode criar;
  • Tome cuidado com perguntas sensíveis (no cenário atual, perguntar se o respondente já contraiu COVID-19 pode ser desconcertante para algumas pessoas);
  • Cuidado com perguntas de dupla interpretação (evite perguntas que possuem “e/ou”);
  • Cuidado com perguntas que causam vieses;
  • Cuidado com perguntas muito amplas;
  • Cuidado com perguntas não específicas – o objetivo é que todos entendam a questão da mesma maneira;
  • Não force respostas com perguntas obrigatórias – apenas se extremamente necessário.

A importância do survey design para o RH

Concluindo, o conhecimento sobre survey design possibilita a criação de questionários de qualidade e, consequentemente, a captação e análise de dados. Através dessa ferramenta, será mais fácil conquistar cada vez mais o protagonismo do RH no cenário empresarial, tornado a área cada vez mais estratégica. Cada vez mais, dados significam poder, em diversos âmbitos e o survey design é o começo da jornada para o mundo de people analytics

Para a Pin People, esse tema é essencial na entrega de valor para os nossos clientes. Além de apenas captar os dados, também disponibilizamos relatórios que são ao mesmo tempo de fácil análise e que permitem análise profundas, com objetivo de criar planos de ação mais assertivos. Isso só é possível através da criação de pesquisas focadas em determinado objetivo. Isto é, perguntar sobre a variável correta, escrever questões de maneira correta e analisar os dados de maneira correta.

Junto a isso, possuímos um time especializado em survey design, que os nossos clientes podem contar para uma consultoria personalizada no momento da criação das pesquisas. Dessa forma, entregamos valor para os profissionais de RH através de planos de ação mais assertivos e colaboradores mais satisfeitos.

Quer entender mais sobre o tema? Navegue no nosso blog e nos siga nas redes sociais, estamos sempre postando conteúdos de alto valor para o RH!

Leia também:

Comments are closed.
Mobile Analytics