Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH

A transformação digital nas empresas possibilita o aumento de produtividade dos mais distintos setores, traz a redução de custos, otimiza a comunicação interna, além de trazer melhorias para os processos. Nesse sentido, a área de Recursos Humanos também foi beneficiada, uma vez que soluções para diferentes atividades foram criadas para que os colaboradores pudessem otimizar as suas demandas e contarem com uma visão mais estratégica.

Inclusive, a Inteligência Artificial no RH já está presente. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba um pouco mais sobre o tema e entenda quais são os principais benefícios observados pelas organizações. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Inteligência Artificial?

Inicialmente, vamos discutir um pouco mais sobre a Inteligência Artificial, seu conceito e como está o mercado. A IA é uma área da ciência da computação que estuda diferentes processos para criar soluções que simulem o raciocínio humano, com o objetivo de otimizar processos, tomar decisões e resolver problemas. Devido aos ganhos que ela traz para diferentes áreas da empresa, é um mercado em constante crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Markets and Markets, a indústria atingirá 190 bilhões de dólares até o ano de 2025.

Já em 2021, segundo a empresa de pesquisa IDC, os gatos nesse sentido vão atingir quase 58 bilhões de dólares, sendo que 40% das iniciativas de transformação digital já usarão de serviços de IA ainda neste ano. Isso gera um efeito positivo para as empresas. 72% delas esperam que os setores de tecnologia, mídia e telecomunicações contem com um impacto significativo para as ofertas de seus produtos para os próximos 5 anos, o que refletirá em soluções para contextos diversos.

Inteligência Artificial no RH

Conforme percebemos, essa é uma área em constante crescimento que visa trazer a otimização do trabalho em distintas demandas, permitindo às empresas melhorar processos e aumentar a produtividade de seus profissionais. Nesse cenário, o RH também está presente, uma vez que já existem diferentes ferramentas que encontram padrões para trazerem bons resultados ao negócio.

A seguir, confira quais são as atividades que poderão ser beneficiadas nesse sentido.

Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção talvez seja um dos mais importantes para a área de RH, justamente por permitir a contratação de talentos que se ajustem ao perfil da empresa e tragam inovação para as suas áreas. O uso da Inteligência Artificial nessa demanda permitirá não apenas a otimização das tarefas, como também a possibilidade de os profissionais investirem nos pontos estratégicos para que a empresa atinja os resultados pré-estabelecidos em seu planejamento.

Existe a possibilidade, por exemplo, de cruzar as informações de um candidato com as competências necessárias para a vaga. A partir desses dados, o colaborador de RH poderá verificar se aquela pessoa se encaixa ao que a organização pretende investir, dando continuidade apenas se houver uma “combinação” de interesses. Já existem até mesmo chatbots para entrevistas que filtram os perfis ideais, o que permite uma maior efetividade para todo o time.

Ainda no processo de contratação, o envio de documentações, muitas vezes, gera dúvidas aos candidatos, além de exigir um cuidado especial dos colaboradores para que não haja nenhum tipo de equívoco no envio das informações necessárias. No entanto, há ferramentas que automatizam a validação de dados e também os documentos junto ao eSocial, trazendo agilidade e desburocratização para a etapa.

Alta performance

A Inteligência Artificial no RH também pode ser utilizada para identificar a performance de seus profissionais. Exemplo: se existe algum cargo de liderança disponível, por meio de soluções específicas você tem a oportunidade de verificar quais dos colaboradores de sua empresa contam com um desempenho adequado para essa vaga, além de possuir as características necessárias para desempenharem um rendimento adequado exigido nessa posição de confiança. Ao optar pelo recrutamento interno, especialmente para cargos mais estratégicos, a sua empresa poderá usufruir da fidelização de profissionais, permitirá o desenvolvimento dos colaboradores, além de incentivar a competição saudável da equipe.

Gestão da Experiência do Colaborador 

Fornecer boas experiências de trabalho é fundamental para atingir bons resultados de negócio. Além de ser um dos principais objetivos para as empresas, é um dos desafios encontrados hoje pelas equipes de RH. Por meio de ações que possibilitem esses resultados, cria-se um ambiente propício para a valorização de pessoas, estimula a criação de estratégias desses profissionais em prol da empresa e da inovação, trazendo resultados diferenciados para os negócios.

Para isso, é preciso fornecer um ambiente de trabalho adequado, estabelecer metas viáveis aos profissionais e também oferecer programas de benefícios. Fazer pesquisas para obter dados e um feedback preciso dos colaboradores é outra estratégia a ser adotada, contexto que a Inteligência Artificial assume um importante papel.

Há sistemas, por exemplo, que aplicam as pesquisas, analisam os dados obtidos e gera relatórios que contribuem para a tomada de decisão da empresa, o que permite aos gestores formular ações voltadas especificamente para a realidade da organização.

Benefícios da Inteligência Artificial no RH

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o significado da IA no RH e em quais pontos ela pode ser aplicada, chegou o momento de conhecermos alguns dos benefícios proporcionados para a empresa.

Melhorias para a tomada de decisão

Conforme abordamos em alguns pontos, a IA contribui para trazer dados efetivos aos gestores, oferecendo insumos para tomadas de decisão mais efetivas. Assim, a área conta com uma possibilidade ampla de chegar a uma solução que traga mais qualidade e desenvolvimento para a empresa, permite uma maior transparência de informações para todo o time, além de gerar maior diversidade de experiências sobre distintos temas.

Otimização na organização dos dados

Ao organizar os dados de forma mais assertiva, consequentemente a empresa terá a oportunidade de identificar padrões de comportamento, o que possibilita consequentemente mais insumos para decisões estratégicas. Contar com ações baseadas nas informações de seu próprio negócio, alguns benefícios serão percebidos, como: análise rápida e produtiva de relatórios; eliminação de erros e de retrabalho; ajustes dos pontos fracos identificados no trabalho; economia de recursos.

Melhor conhecimento dos profissionais

Especialmente em empresas que contam com um alto número de profissionais,conhecer as suas particularidades e necessidades se torna um desafio. Por meio da Inteligência Artificial, a equipe gestora passa a agir de forma mais próxima dos colaboradores, avaliando um feedback mais efetivo sobre as percepções da administração e também das estratégias adotadas. Assim, há a possibilidade de aperfeiçoar processos com base no retorno desses funcionários, outro fator que contribui para aumentar o engajamento, diminuir o absenteísmo e melhorar a retenção.

Melhorias na comunicação

A área de Recursos Humanos precisa manter uma comunicação alinhada com todo o time, justamente para compreender como é a percepção dos profissionais em relação às ações e também para acompanhar de perto casos específicos que precisam de uma atenção maior. Por meio da Inteligência Artificial, existe a possibilidade de entender os demais setores, avaliar as diferenças existentes no modo como lidar com cada um deles, além de melhorar a visão geral de toda a equipe em relação ao trabalho executado pela área. Outro ponto de destaque é o fato de os sistemas serem adaptados de acordo com a realidade da empresa, o que possibilita ainda mais assertividade para o processo.

Automação da rotina

Conforme percebemos, a rotina de todo o time será automatizada, trazendo amplas possibilidades estratégicas para que a empresa possa identificar seus pontos de melhoria e investir em ações que trazem resultados, possibilitando um diferencial competitivo significativo no mercado.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a Inteligência Artificial no RH, como ela é aplicada, além dos benefícios adquiridos. O ideal é entender qual é a realidade de seu negócio, verificar as necessidades do setor de Recursos Humanos e buscar por aquelas soluções que melhor se encaixam para trazer os ganhos apresentados.

O que achou deste material? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam um pouco mais sobre o tema!

Leia também:

Foto da capa por: Scott Graham on Unsplash

Comments are closed.
Mobile Analytics