Gestores apresentam 85% de satisfação em relação a candidatos contratados com alto Fit Cultural após 6 meses de trabalho.

Um dos maiores desafios da área de Recrutamento & Seleção é garantir que os candidatos contratados estão de acordo com as expectativas e objetivos (pré-alinhados ou não) dos gestores da área contratante. Em muitos casos, a urgência atrapalha na qualidade do processo seletivo; em outros, simplesmente não se leva em conta a percepção de sucesso da contratação pelo gestor, devido à falta de ferramentas ou de integração de processos dentro do RH. O resultado: insatisfação já no curto prazo em relação aos candidatos contratados.

Buscando ajudar uma empresa de grande porte nesse desafio, a Pin People implementou sua solução de Fit Cultural, que combina psicologia organizacional, inteligência artificial e tecnologia. Inicialmente, foi criado o Jeito de Ser Vivenciado, um mapeamento respondido por colaboradores e gestores da área contratante que aborda tópicos como cultura, valores, estilo de trabalho e outros elementos do dia a dia. Em seguida, foram mapeados os Jeitos de Ser de 358 candidatos, na fase de dinâmica de grupo, para realização do matching com base na compatibilidade cultural, auxiliando a tomada de decisão do RH em relação aos aprovados para a próxima fase de um processo de seleção altamente estratégico para a organização.

Por meio da solução Jornada Gestor da Pin People, os candidatos contratados foram avaliados pelos gestores após 6 meses de experiência, levando em consideração desde a percepção de alinhamento cultural até a satisfação do gestor em relação à expectativa da contratação. Os gestores avaliaram de 0 a 10 a probabilidade de contratar esses colaboradores novamente, gerando o resultado médio de 8.5. Dessa forma, foi evidenciado que candidatos com alto Fit Cultural contratados estavam alinhados com a expectativa do gestor e da empresa, melhorando questões como relacionamento, engajamento e produtividade.

Tem interesse em conversar conosco sobre a aplicação das soluções deste case na sua empresa? Entre em contato e agende uma reunião!